A FACILITA mais uma vez surpreendendo você. Novo curso: Preparatório para Concursos Públicos e Processos Seletivos, com excelente equipe de professores.
O que você acha de fazer um curso preparatório? É eficiente investir o tempo e outros recursos num curso preparatório? Você tem a compreensão do papel do curso preparatório e da importância que irá desempenhar no seu processo de preparação para o concurso público?
Não é incomum que muitos candidatos tenham dúvidas sobre a conveniência de ingressar num curso preparatório. Geralmente sou provocado a responder perguntas desta natureza.
Enquanto professor, percebo em sala de aula e nos pátios dos cursinhos muitos candidatos que buscam o curso preparatório por não saberem como estudar ou por onde começar. Existem também aqueles que se matriculam em função da publicação do edital do concurso público.
Este último comportamento é manifestado pelos candidatos que considero integrantes do grupo que denomino “reféns do edital”. Ou seja, se mobilizam apenas em função da publicação de editais. Lamentavelmente, a dinâmica das grades dos cursos preparatórios, bem como o marketing e o faturamento, são bastante influenciados pelo referido comportamento. E digo lamentavelmente tanto pelo candidato, quanto pela instituição do curso preparatório.
Para uma conclusão e avaliação adequada, voltada à busca de uma decisão eficiente, a primeira premissa fundamental consiste na compreensão sobre o próprio processo de preparação para o concurso público. Conforme venho sustentando de maneira reiterada, é preciso encarar a preparação enquanto um empreendimento de natureza cognitiva e intelectual.
E isto significa desenvolver um processo de estudos e implementação de esforços de modo estratégico, eficiente e racional. Trata-se da postula inerente ao que denomino “Candidato de Alto Rendimento”. Ou seja, é preciso que o candidato conte com um planejamento, estruturado a partir de elementos estratégicos e táticos. Os primeiros consistem em aspectos fundamentais estabelecidos no âmbito decisório, ao passo que os elementos táticos envolvem os meios de implementação do planejamento firmado no âmbito estratégico.
Portanto, a decisão acerca da conveniência de freqüentar um curso preparatório para concursos, enquanto atitude maximizadora de esforços voltados à busca da aprovação, pressupõe a compreensão dos elementos apontados.